Jaçarau



O Jaçarau acontece todo 2º Sábado de cada mês das 18h as 22h no CDM Do jd. Jacira ao lado do Campo. 
No sarau, além do recital de poesias, acontecem sessões de freestyles, dicotecagem com DJ's e Beatmakers, dança de rua, apresentações musicais entre outras manifestações de artistas convidados. Esse formato  se consolida na relação dialógica com a juventude frequentadora do evento.
O Sarau tem como fundadores os Coletivos Culturais 
Fora de Frequência e Guettofobia e em seu desenvolvimento agrega o SPClan (mais um coletivo local formado por jovens) na organização.
Desde o início, os coletivos fundadores e seus atores tiveram como plano de trabalho o fortalecimento da cultura, o fomento, articulação e empoderamento da juventude local como produtores de cultura e de sua própria história no exercício de sua autonomia.
Por isso, depois de 2 anos, junto com esses coletivos, frequentadores e artistas, organizando, fomentando, estruturando o sarau, articulando, convidando, artistas, provocando e instigando a juventude local a se  apropriar do espaço e das atividades. No final de 2015, o Coletivo Fora de Frequência iniciou um processo de afastamento da organização do Sarau deixando essa juventude a frente. Esse afastamento, c
om o intuito de evitar se tornar uma relação paternalista, estava previsto desde a fundação do Jaçarau.  E se deu por entendermos que após colaborar para estruturar, fortalecer e consolidar o mesmo, permanecer seria ocupar o espaço de exercício e desenvolvimento da autonomia da juventude local impedindo que a mesma tome a frente e cresça.
Apesar do afastamento o Coletivo Fora de Frequência é, e sempre será, parte do Jaçarau e sua história.


Abaixo o endereço do local onde o sarau acontece e o blog com o registro de parte da História do Sarau nesse período.


Local: CDM do Jd. Jacira
Rua Machado de Assis, 26. Jd. Jacira (ao lado do campo).

Site: http://saraujacarau.blogspot.com.br/